IASD - TABERNÁCULO
Tiara Shekinah Shekinah Éfode Peitoral Mitra Ombreira Ombreira Urim
Sumo-Sacerdote
Clique na veste e acessórios do sacerdote, ou no Shekinah, para maiores detalhes

" Falarás a todos os homens hábeis, a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria, que façam as vestes de Arão para santificá-lo, a fim de que me administre o ofício sacerdotal." (Ex 28:3)

O Mundo Teatral, em parceria com a IASD - Associação da União Este Brasileira - Rio de Janeiro RJ, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, desenvolveu o precioso diorama sobre o Tabernáculo Hebraico, apresentando de forma prática os valores tidos como a pedra-fundamental da Igreja Adventista.

"A compreenção correta do ministério do Santuário Celestial constitui o alicerce de nossa fé."
(Ellen G. White - Evangelismo, pág. 221)


Utilizando os recursos capturados em pesquisas e da própria Escritura Sagrada, cada detalhe foi minuciosamente desenvolvido, observando-se as características de modelos, medidas e similaridade.

A apresentação do Tabernáculo visou o chamamento da Comunidade Adventista do Sétimo Dia e visitantes, aos ensinamentos de DEUS e Sua representatividade dentro do "Plano de Salvação do Homem", através dos serviços de sacrifício sem, todavia, buscar o resgate da materialidade do ritual, mas de enfatizar a primeira lição de DEUS aos filhos de Israel: O pecado significa a morte.

VEJA FOTOS DA CERIMÔNIA OFICIAL



Apresentação: Pastor Sérgio Rios


Guardas do Tabernáculo - Representando a Tribo de Levi

"Mas os levitas acampar-se-ão ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não suceda acender-se ira contra a congregação dos filhos de Israel; pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testemunho." (Nm 1:53)


Átrio com a vista do Altar dos Sacrifícios

"Toda manhã e tarde, um cordeiro de um ano, puro e sem defeitos, era sacrificado e depois queimado sobre o altar dos holocaustos, com sua apropriada oferta de manjares, simbolizando assim a consagração diária da nação de Jeová, e sua constante necessidade do sangue expiatório de Cristo"


Coleta do sangue do sacrifício

"Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém pecar por ignorância no tocante a qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, fazendo qualquer delas; se for o sacerdote ungido que pecar, assim tornando o povo culpado, oferecerá ao Senhor, pelo pecado que cometeu, um novilho sem defeito como oferta pelo pecado.
Trará o novilho à porta da tenda da revelação, perante o Senhor; porá a mão sobre a cabeça do novilho e o imolará perante o Senhor.
Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da revelação..." (Lv 4:2 - 5)


Unção das pontas do Altar de Insenso c/ o Sangue do Sacrifício

"O pecador arrependido trazia sua oferta à porta do tabernáculo e, colocando a mão sobre a cabeça do animal-vítima, confessava seus pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o sacrifício inocente.
Se a oferta era apresentada por um sacerdote ou por toda a congregação, após morto o animal, o sangue era levado, pelo sacerdote, ao lugar santo e aspergido diante do véu e aplicado nas quatro pontas do altar de incenso, atrás dos quais encontrava-se a arca com as tábuas das leis que o pecador transgredira.
Sem o derramamento de sangue não há remissão dos pecados"


Mesa dos pães da proposição ou pães da presença

"Os pães da proposição eram conservados sempre perante o Senhor como uma oferta perpétua. Assim, era uma parte do sacrifício cotidiano. Era chamado o "Pão da Proposição", ou "Pão da Presença ou Contínuo", porque estava sempre diante da face do Senhor
Eram dispostos em duas pilhas de seis pães, cada um representando uma tribo de Israel, ratificando de que o homem depende de DEUS, tanto para o pão temporal como o espiritual, igualmente partilhado por todas as tribos"


Acendimento do Candelabro de sete braços

"Fala a Arão, e dize-lhe: Quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas alumiarão o espaço em frente do candelabro.
Arão, pois, assim fez; acendeu as lâmpadas do candelabro de modo que alumiassem o espaço em frente do mesmo, como o Senhor ordenara a Moisés.
Esta era a obra do candelabro, obra de ouro batido; desde o seu pedestal até as suas corolas, era ele de ouro batido; conforme o modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim ele tinha feito o candelabro." (Nm 8:2 - 4)


Oferenda mais honrosa - Queima de incenso

"Na oferta do incenso o sacerdote era levado mais diretamente à presença de DEUS do que em qualquer outro ato do ministério diário"


Oração e contemplação à Glória de DEUS

"Quando o sacerdote oferecia incenso perante o Senhor, olhava em direção à arca; e subindo a nuvem de incenso, a glória divina descia sobre o propiciatório e enchia o lugar santíssimo com o Shekinah"


MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE ESSA APRESENTAÇÃO...
CLIQUE NO LOGO ABAIXO

Link para a IASD

ASSOCIAÇÃO DA UNIÃO ESTE BRASILEIRA
RUA DO MATOSO, 97
PRAÇA DA BANDEIRA
RIO DE JANEIRO
CEP 20270-130
RJ
BRASIL
TEL.: (21) 2131-7890 - TEL./FAX: (21) 2502-3782


MUNDO
TEATRAL

Fale conosco

Tel: (21) 2263-3443 --- Fax: (21) 2233-1543
Enviar e-mail
Rua Sara, 24 - Santo Cristo
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.220-090

Voltar